Pular para o conteúdo
Início » News » Igesac recebe predefinição das unidades de saúde que vai administrar

Igesac recebe predefinição das unidades de saúde que vai administrar

Garantia e solução são as palavras que definem a reunião realizada na última quinta-feira, 14, entre o Instituto de Gestão de Saúde do Acre (Igesac) e o Conselho de Administração.

Uma das principais garantias é incorporar ao Igesac os mais de mil profissionais que atualmente fazem parte do quadro de servidores das unidades de saúde que passarão a ser gerenciadas pelo instituto. O foco da parceria entre governo e Igesac é o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre, reforçando a qualidade dos serviços de saúde oferecidos pelas unidades de saúde do Estado.

A pactuação garante ao Igesac a gerência do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá; a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco; Hospital de Criança, em Rio Branco; e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito da capital acreana.

Igesac recebe predefinição da Sesacre de unidades a serem geridas. 

A diretora-presidente do Igesac, Izanelda Magalhães, detalha o que falta para a conclusão do processo transitório da gestão das unidades de saúde da Sesacre para o instituto. “Essas unidades, apontadas pela Sesacre, estarão sob a gestão do Igesac. Sendo assim, junto com o Conselho Administrativo, já estamos realizando todos os trâmites para que possamos cumprir o que está na lei, que é fazer a gestão integral dessas unidades hospitalares” relata.

A criação do Igesac é considerada um avanço no governo Gladson Cameli para melhorar o acesso da população aos serviços de saúde. O modelo de gestão conta com autonomia financeira e ferramentas administrativas mais ágeis.

O secretário de Saúde Alysson Bestene observou: “Nesta reunião avançamos ao definirmos quais unidades de saúde o Igesac irá assumir e contratualizar com a Sesacre. Todo o Conselho Administrativo agora tem conhecimento do estudo de viabilidade técnica das unidades que já foram e continuam sendo realizadas pelo Igesac. Vamos em conjunto tendo um conhecimento mais aprofundado a respeito dessas unidades, para que possamos ajustar as perspectivas de melhorias sob gestão do Igesac”.

Histórico Igesac

O Igesac é resultado da alteração da lei estadual nº 2.031, de 26 de novembro de 2008 que teve sua aprovação na Assembleia Legislativa do Estado, sendo instituída pela lei 3.636 de 15 de junho de 2020. O Igesac é um serviço social autônomo, ou seja, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. O instituto possui regulamentos próprios para contratação de quadro pessoal e aquisição de bens e serviços, o que permite dar uma resposta mais diligente para a população do estado.

O Conselho de Administração é responsável pelo estabelecimento das metas do Igesac, a forma de sua execução, a transparência da gestão e o controle do seu desempenho, garantindo a qualidade dos serviços à população.